O livro dos abraços – Eduardo Galeano

Sobre o livro: Li na edição da L&PM Pocket, o texto foi traduzido por Eric Nepomuceno. Essa edição conta com ilustrações e todo um charme na diagramação. O livro é curtinho e composto de várias crônicas sobre os mais diferentes temas.

Sobre o autor: Galeano (1940-2015) foi um autor muito prolífico, escreveu mais de 40 livros misturando gêneros como ficção, jornalismo, história, entre outros. Após o golpe militar uruguaio de 1973, Galeano foi preso e acabou por exilar-se na Espanha. Retornou em 1985 após a redemocratização e faleceu em 2015.

Magnum Opus: As Veias Abertas da América Latina.

Sobre a obra: O Livro dos Abraços é uma coletânea de memórias e pequenos contos, aparentemente de não-ficção, escrito e publicado em 1989. Apresenta anedotas e crônicas ácidas, fofas, tristes, políticas etc. Emendando aqui minhas impressões, eu absolutamente adorei este livro e já quero ler as outras obras do autor. Ele critica e ironiza a burocracia, o estado totalitário, o militarismo, só temas polêmicos ; é uma obra relevante e atual com várias histórias marcantes e reflexivas. Vale a releitura para reavaliar e repensar os contos buscando novas interpretações. Eu confesso que algumas ‘histórias’ me pareceram muito abstratas ou confusas, além do que o livro ter muitas referências culturais, o que vale uma pesquisa para entender melhor os contos.

Indicado para: É um livro curto porém intenso. É indicado ler em pequenas doses, algumas páginas por dia, para ter tempo de refletir entre as crônicas e pensar sobre o que levou o autor a escolher determinado evento para colocar no livro. Uma boa pergunta para início de conversa é a questão do título do livro e qual o motivo de ser o livro dos abraços.

Para saber mais sobre Galeano: https://brasil.elpais.com/tag/eduardo_galeano

2 comentários em “O livro dos abraços – Eduardo Galeano

Deixe um comentário